OFICINAS

Uma Folha, um Mundo

Esta foi uma atividade no âmbito dos Jardins Efémeros 2021, com o objetivo de navegar pelas cores e também pela folha em branco. Os participantes (crianças do pré-escolar ou 1º ciclo) inicialmente desenvolvem um desenho com tintas vibrantes, numa folha colorida. É nesta folha que se deparam com o primeiro obstáculo, o que desenhar? A mente de uma criança é fértil e desprovida de obstáculos, por isso, o próximo desafio foram as escolhas. As escolhas nas texturas, cores, tamanhos das folhas…

Aqui sem dúvida um agradecimento especial à Tipografia Visiense e à Académicopy que nos deram a possibilidade de ter ainda mais cores e tamanhos de papel! Ainda juntámos mais umas folhas especiais, já com desenhos e que fazem parte da série de pequenos livros de colorir “O que há”, onde a exploro apenas com linhas os pormenores do que há num circo, no quintal, no mar, floresta, e até na casa do Pai Natal ou na Páscoa, e miúdos e graúdos têm a possibilidade de pintar tudo isto.

É com este conjunto de escolhas e desafios que vamos construímos um caderno. A capa será a folha que corresponde ao primeiro desafio, e o interior do caderno, o conjunto de folhas que escolheram. Agora este será um caderno de registo para criar e desenhar tudo o que a nossa mente livre quiser.

 

Vamos criar um caderno com muitos mundos lá dentro?

Obras Sociais de Viseu, turma dos “Hortinhas” e turma dos “Peixinhos”, 5 de julho 2021

Centro Paroquial de São José, 9 de julho 2021

Centro de explicações SABER APRENDER, 9 julho 2021

Vestir-me de mim

Que desenho tem a tua camisola hoje? Começámos esta atividade e cada participante vai precisou de trazer consigo uma t-shirt para pintar. Mas ainda antes disso, conhecemos como se escrevem algumas palavras, o que significam, como se desenham em vários tipo de letras e até um pouco da história de cada desenho das letras. Uma letra pode ser um desenho? Podemos juntar desenhos às letras e formar palavras?

É na t-shirt que temos a nossa tela, e num dos lados vamos pintar uma letra ou uma palavra que gostarmos. No outro, vamos criar com cores e formas o nosso significado. No fim, podemos usar a nossa criação colorida e cheia de desenhos e formas!

Jardim-Escola João de Deus, 7 de julho 2021

Projeto Caminhos CARITAS, 7 de julho 2021

Oficinas Candeeiros de Papel

O projeto TRAMA pretende mostrar o diálogo entre o design e algumas técnicas artesanais representativas de Viseu, que podem influenciar o espaço onde vivemos, através da luz.

Nesta oficina mostrei como comecei a perceber os enlaces, padrões e tramas através de vários materiais, neste caso: papel!

Esta oficina teve lugar no museu Casa da Ribeira, em Viseu, no dia 30 de Maio de 2020. Num momento de voltar à rotina depois de uma fase crítica face à Covid-19, conseguimos trazer as pessoas de novo aos museus, com todos os cuidados. Para festejar o dia da criança, pensei especialmente nos mais novos que já estavam há algum tempo sem contacto com professores e amigos para terem um momento de diversão e aprendizagem.

Numa segunda fase o desafio foi lançado a todos através das redes sociais num momento difícil para todos em 2020: o momento em que todos nos vimos obrigados a ficar nas nossas casas para nos protegermos e às pessoas que nos são queridas.

Mais tarde, com todos os cuidados que a Covid-19 obriga, voltei a ser convidada pelo museu Casa da Ribeira em Viseu a mostrar ao público o que podemos aprender através de padrões e da luz, com recortes de papel coloridos que qualquer pessoa é capaz de fazer.

No Museu Casa da Ribeira, 5 de setembro 2020

Em casa, 20 de junho 2020

No Museu Casa da Ribeira, 30 de maio 2020

Oficina Pintar emoções

Esta foi uma oficina em tempos um pouco estranhos. Mas festejámos a reabertura dos museus da cidade de Viseu (depois do fecho devido à quarentena imposta por causa da covid-19) com o museu Casa da Ribeira em que foi partilhado um vídeo-oficina para que qualquer pessoa pudesse participar e pintar pedrinhas de uma maneira divertida.

Os kits com um saquinho feito à mão, pedrinhas do mar e tintas, estiveram disponíveis para quem estivesse interessado e os fosse levantar ao museu. E na verdade, qualquer pessoa pode fazer em sua casa!

A história aqui é o Capuchinho Vermelho que talvez tivesse chegado à floresta de foguetão?! Nunca se sabe!

Em casa, para o Museu Casa da Ribeira, 16 de maio 2020