OFICINAS

Oficinas Candeeiros de Papel

O projeto TRAMA pretende mostrar o diálogo entre o design e algumas técnicas artesanais representativas de Viseu, que podem influenciar o espaço onde vivemos, através da luz.

Nesta oficina mostrei como comecei a perceber os enlaces, padrões e tramas através de vários materiais, neste caso: papel!

Esta oficina teve lugar no museu Casa da Ribeira, em Viseu, no dia 30 de Maio de 2020. Num momento de voltar à rotina depois de uma fase crítica face à Covid-19, conseguimos trazer as pessoas de novo aos museus, com todos os cuidados. Para festejar o dia da criança, pensei especialmente nos mais novos que já estavam há algum tempo sem contacto com professores e amigos para terem um momento de diversão e aprendizagem.

Numa segunda fase o desafio foi lançado a todos através das redes sociais num momento difícil para todos em 2020: o momento em que todos nos vimos obrigados a ficar nas nossas casas para nos protegermos e às pessoas que nos são queridas.

Mais tarde, com todos os cuidados que a Covid-19 obriga, voltei a ser convidada pelo museu Casa da Ribeira em Viseu a mostrar ao público o que podemos aprender através de padrões e da luz, com recortes de papel coloridos que qualquer pessoa é capaz de fazer.

No Museu Casa da Ribeira, 5 de setembro 2020

Em casa, 20 de junho 2020

No Museu Casa da Ribeira, 30 de maio 2020

Oficina Pintar emoções

Esta foi uma oficina em tempos um pouco estranhos. Mas festejámos a reabertura dos museus da cidade de Viseu (depois do fecho devido à quarentena imposta por causa da covid-19) com o museu Casa da Ribeira em que foi partilhado um vídeo-oficina para que qualquer pessoa pudesse participar e pintar pedrinhas de uma maneira divertida.

Os kits com um saquinho feito à mão, pedrinhas do mar e tintas, estiveram disponíveis para quem estivesse interessado e os fosse levantar ao museu. E na verdade, qualquer pessoa pode fazer em sua casa!

A história aqui é o Capuchinho Vermelho que talvez tivesse chegado à floresta de foguetão?! Nunca se sabe!

Em casa, para o Museu Casa da Ribeira, 16 de maio 2020