OFICINAS

Desde a escola primária que gosto de ensinar. A pequena Ana Verónica arranjava maneira de saber coisas que os amiguinhos não sabiam e tentava ensinar-lhes.

Hoje em dia sinto que um dos meus propósitos é ensinar aos mais novos coisas relacionadas com as Artes, e aos adultos ensinar-lhes a não deixar a criatividade e a imaginação fugir.

Nesta página estão quase todas as Oficinas que realizei nos últimos anos!

A agenda está aberta para 2024, enviem e-mail para  mais informações.

 

Clica em cada imagem para saber mais.

Email
ola@euanaveronica.com
anaveronicazdias@gmail.com

Telemóvel
+351 925 934 606

Oficina A Natureza no Papel

Criar um caderno de registo diário é uma atividade para navegar pelas cores e também pela folha em
branco. Primeiro vamos observar a natureza, escolher e desenhar algumas texturas que nos chegam diretamente das árvores como por exemplo folhas e ramos caídos, pinhas, etc. Para a capa do nosso caderno vamos fazer uma ilustração que nos represente com elementos da Natureza. Depois, vamos escolher tipos de papel, cores e texturas para o miolo do nosso caderno, e por fim vamos juntar tudo e dar nome ao nosso Diário Gráfico.

Mata de Vilar – Bio Lousada, Lousada, Dezembro 2023

Fotografias Município Lousada

Oficina Postais Pop Up de Natal

A tarde foi repleta de criatividade, recortes de papel e cores… Tudo para acabarmos com postais bonitos e coloridos para entregar a alguém especial, para nós ou até para o Pai Natal!
Conseguimos fazer os três níveis de postais pop up, mesmo recomeçando várias vezes.
Em Seia sou sempre bem recebida e o calor humano aquece bem os nossos corações.
Muito obrigada @cmseia 😘 e a todos os que estiveram presentes.

Mercado Municipal de Seia, Seia Natal, Dezembro 2023

Oficina Dentro de mim com "A Menina que Sentia Bolhas de Sabão"

Dentro de nós há um mundo, e nós somos feitos desse mundo e do espaço que nos envolve. Nesta
oficina vamos desenhar uma pessoa gigante! Vamos explorar os órgãos, como se transforma comida dentro de nós? Como passa o ar por entre os pulmões?
Primeiro vamos conhecer um pouco desta Menina que sentia Bolhas de Sabão. Onde estará este sabão
que ela sente? E as outras coisas todas que se sentem?
Num papel de cenário gigante teremos a nossa personagem, o que está dentro de nós e muitos planetas e constelações à volta. Esta é uma oficina para explorar texturas e linhas, e aprender a desenhar.

 

Conheçam os trabalhos desenvolvidos pela ZunZum aqui.

Festival Outono Quente.

Festival Outono Quente no Parque Aquilino Ribeiro, Viseu, Outubro 2023

Fotografias Quinta Oficina.

Oficina Reconstruções Naturais

Na Quinta Oficina chegamos diretamente para o meio da Natureza, por isso, é isso mesmo que vamos explorar. Teremos um pequeno conjunto de folhas de papel que nos vai fazer divagar pelas árvores, as ervas, os paus, a terra ou as nuvens. Vamos parar, observar e desenhar as estruturas que nos inspiram. É a partir destas inspirações e de recolhas que queiram fazer que construiremos as esculturas e as histórias à volta delas, com apoio de tesouras, colas e restos de papel colorido.

Conheçam os trabalhos da Quinta Oficina aqui.

Quinta Oficina, Mosteirinho-Viseu, Setembro 2023

Fotografias Quinta Oficina.

Oficina Marbling com Espuma de Barbear

No Natal de 2022 e ínicio do ano 2023 a Rua Direita em Viseu ganhou mais vida. Vários artistas foram convidados a ocupar algumas lojas desocupadas e eu juntei-me à Catarina da marca Portugal Encantado, à Elsa da Xiu Urban Craft e à Isa da Akimi Couture e estivemos numa lojinha muito querida e acolhedora.

Durante este período de tempo foram desenvolvidos vários Workshops e um deles foi este. A técnica de Marbling que significa “Marmoreado” feita com espuma de barbear e tintas à base de água.

Para famílias, miúdos e graúdos, como sempre o objetivo era seguir o caminho e deixar-se levar pelas artes sem medo de criar.

Loja de Autor no âmbito Viseu Natal, Janeiro 2023

Oficina Caixa das Histórias

Esta oficina tinha o objetivo de contar uma história numa pequena caixa. Inventar e desenvolver personagens. Através de pedaços de folhas, cola e cartão. A nossa história vai nascer numa caixa de
sapatos. Nesta oficina trabalhou-se as várias técnicas de construção a 3 dimensões apenas com pedaços de papel.

No fim, ainda representámos e contámos a nossa história a toda a gente!

Casa Varela, Pombal, Maio 2023

Vamos desenhar Lições para Ser

Esta oficina foi acompanhada pela Leitura do Livro “Lições para Ser”, lido pela autora Eva Santos.

A premissa era desenhar e ensinar a desenhar algumas das personagens do livro enquanto o ouvimos. No fim, todos foram convidados a completar estas ilustrações.

Biblioteca Municipal de Viseu, outubro 2022

Fotografias Câmara Municipal de Viseu

Oficinas no Verão: bichos, colagens e "A Menina que sentia Bolhas de Sabão"

A Escola Arnaldo Malho desenvolveu várias atividades durante as férias de Verão. Entre teatro, atividade física, entre outras, também houve espaço para as Artes Plásticas.

Todas as semanas uma atividade diferente. Começámos pelo desenho apenas com a tesoura e assim desenvolvemos histórias com colagens de pedaços de papeis muito diferentes.

Depois, vieram as tintas e a leitura. Através da leitura do livro “A Menina que sentia Bolhas de Sabão”, do autor Alexandre Aibéo, ficámos a conhecer algumas partes do corpo e imaginámos onde estariam as tão procuradas bolhas de sabão.

Na última semana, foi a mais criativa de todas. Misturaram-se bichos, cores, linhas, formas e letras para personalizar a nossa própria t-shirt.

 

Estas atividades foram desenvolvidas com turmas do 1º e 2º anos e 3º e º ano. Um agradecimento muito especial à Professora Magda Campos.

Escola Básica Arnaldo Malho, Rio de Loba – Viseu, julho 2022

Desenhar com tesoura
Corpo com o Livro “A Menina que sentia Bolhas de Sabão”
Bichos estranbólicos

Casa do Sonho - Como Faço?

Esta foi uma atividade no âmbito dos Jardins Efémeros 2022, com o objetivo de desenvolver novas técnicas de desenho e materiais. Os participantes eram crianças do pré-escolar ou 1º ciclo, nas suas escolas.

 

Desta vez teremos apenas algumas cores e a nossa tela será uma mochila de pano cru que mais tarde poderemos usar em qualquer lado.
As crianças têm esta certeza: a de criar; e muitas vezes a incerteza: como criar. Por isso, esta oficina vai dar-lhes a tela e as ferramentas. Serão fornecidos vários carimbos em madeira, grandes e pequenos, com várias formas. Haverá tintas,
esponjas e pincéis de vários tamanhos.
Poderemos pensar em animais ou em plantas, mas teremos a certeza que ao começar com a incerteza, no fim cada participante vai ter um produto único e versátil feito pelo próprio.

Escola Básica dos Coutos, junho 2022

Obras de Santa Zita, junho 2022

Casa do Sonho - Quem é?

Esta foi uma atividade no âmbito dos Jardins Efémeros 2022, com o objetivo de desenvolver novas técnicas de desenho e materiais. Os participantes eram crianças do pré-escolar ou 1º ciclo, nas suas escolas.

 

 

A criação de histórias, incentivando o imaginário de cada um, pode e deve ser feito em qualquer momento. Começaremos pela análise de um texto curto com várias personagens e os participantes vão poder escolher uma delas para imaginar.

Mas todas as personagens têm um lado bom e mau? Será tudo preto no branco? A personagem sabe o que é certo ou errado? Será uma personagem boa ou má?

Através da cor e sem impedimento à liberdade criativa vamos recortar papel, colar, dobrar, riscar e fazer duas versões da mesma personagem… mantendo a incerteza sobre qual das versões é a real. No entanto, teremos a certeza de que esta

composição de colagens será uma ilustração única com formas simples, mas com muito significado.

Escola Básica de Paradinha, junho 2022

Obras de Santa Zita, junho 2022

Oficinas Histórias com Natureza

A convite do Projeto Caminhos, desenvolvi duas atividades, uma no espaço do Projeto no Bairro da Balsa, outro com a Escola Bárica. O objetivo destas atividade foi criar composições
únicas a pensar na Natureza. Com a criação de padrões e texturas, e depois com pequenos pedaços de papel criaram-se várias histórias. Foi a partir de destas histórias, envolvendo os/as
alunos/as na conceção de personagens e dos seus
espaços, pensando sobre estas e sobre si
mesmos/as, que no final se fez uma exposição no Parque da Cidade de Viseu.

 

A exposição “Cada eu sou uma história” foi dinamizada em parceria com o Projeto Caminhos E8G, promovido e gerido pela Cáritas Diocesana de Viseu, no âmbito da 8.a Geração do Programa Escolhas, inserido no Alto Comissariado para as Migrações (tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

Escola Básica do 1º o Ciclo do Bairro Municipal e Projeto Caminhos 8EG, Viseu, Junho 2022

Fotografias Projeto Caminhos.

Oficinas Ilustração com a Natureza

Esta oficina fez parte do projeto “A cor do Lavadouro” que consistiu na revitalização e pintura do Lavadouro Comunitário em Tarva de Mosteirinho, Viseu. 

 

Este foi o projeto vencedor do 2º CONCURSO DE RE-DESIGN DE MOBILIÁRIO URBANO EM MEIO RURAL > LAVADOURO <

“A cor do Lavadouro” foi uma candidatura que começou o desenho da forma da água, das ondas e do som. O correr desenfreado de uma nascente. A cor da água, a cor que percecionamos. A leveza e a simplicidade de um local de encontro, ao qual é acrescentado as linhas da vida quotidiana. As texturas das nossas roupas e peças têxteis que usamos e temos de lavar.

Foram realizadas duas oficinas: a Oficina de Ilustração e na Oficina de Street Art.

Ambas com o intuito de falar sobre a arte inspirada na Natureza que depois foi aplicada, também pelos participantes, nas paredes e chão do Lavadouro.

Quinta Oficina e Junta de Freguesia dos Coutos de Viseu, Mosteirinho-Viseu, Fevereiro 2022

Fotografias Projeto Caminhos.

Uma Folha, um Mundo

Esta foi uma atividade no âmbito dos Jardins Efémeros 2021, com o objetivo de navegar pelas cores e também pela folha em branco. Os participantes (crianças do pré-escolar ou 1º ciclo) inicialmente desenvolvem um desenho com tintas vibrantes, numa folha colorida. É nesta folha que se deparam com o primeiro obstáculo, o que desenhar? A mente de uma criança é fértil e desprovida de obstáculos, por isso, o próximo desafio foram as escolhas. As escolhas nas texturas, cores, tamanhos das folhas…

 

Aqui sem dúvida um agradecimento especial à Tipografia Visiense e à Académicopy que nos deram a possibilidade de ter ainda mais cores e tamanhos de papel! Ainda juntámos mais umas folhas especiais, já com desenhos e que fazem parte da série de pequenos livros de colorir “O que há”, onde a exploro apenas com linhas os pormenores do que há num circo, no quintal, no mar, floresta, e até na casa do Pai Natal ou na Páscoa, e miúdos e graúdos têm a possibilidade de pintar tudo isto.

É com este conjunto de escolhas e desafios que vamos construímos um caderno. A capa será a folha que corresponde ao primeiro desafio, e o interior do caderno, o conjunto de folhas que escolheram. Agora este será um caderno de registo para criar e desenhar tudo o que a nossa mente livre quiser.

Vamos criar um caderno com muitos mundos lá dentro?

Obras Sociais de Viseu, turma dos “Hortinhas” e turma dos “Peixinhos”, 5 de julho 2021

Centro Paroquial de São José, 9 de julho 2021

Centro de explicações SABER APRENDER, 9 julho 2021

Vestir-me de mim

Que desenho tem a tua camisola hoje? Começámos esta atividade e cada participante vai precisou de trazer consigo uma t-shirt para pintar. Mas ainda antes disso, conhecemos como se escrevem algumas palavras, o que significam, como se desenham em vários tipo de letras e até um pouco da história de cada desenho das letras. Uma letra pode ser um desenho? Podemos juntar desenhos às letras e formar palavras?

É na t-shirt que temos a nossa tela, e num dos lados vamos pintar uma letra ou uma palavra que gostarmos. No outro, vamos criar com cores e formas o nosso significado. No fim, podemos usar a nossa criação colorida e cheia de desenhos e formas!

Jardim-Escola João de Deus, 7 de julho 2021

Projeto Caminhos CARITAS, 7 de julho 2021

Oficinas Candeeiros de Papel

O projeto TRAMA pretende mostrar o diálogo entre o design e algumas técnicas artesanais representativas de Viseu, que podem influenciar o espaço onde vivemos, através da luz.

Nesta oficina mostrei como comecei a perceber os enlaces, padrões e tramas através de vários materiais, neste caso: papel!

Esta oficina teve lugar no museu Casa da Ribeira, em Viseu, no dia 30 de Maio de 2020. Num momento de voltar à rotina depois de uma fase crítica face à Covid-19, conseguimos trazer as pessoas de novo aos museus, com todos os cuidados. Para festejar o dia da criança, pensei especialmente nos mais novos que já estavam há algum tempo sem contacto com professores e amigos para terem um momento de diversão e aprendizagem.

Numa segunda fase o desafio foi lançado a todos através das redes sociais num momento difícil para todos em 2020: o momento em que todos nos vimos obrigados a ficar nas nossas casas para nos protegermos e às pessoas que nos são queridas.

Mais tarde, com todos os cuidados que a Covid-19 obriga, voltei a ser convidada pelo museu Casa da Ribeira em Viseu a mostrar ao público o que podemos aprender através de padrões e da luz, com recortes de papel coloridos que qualquer pessoa é capaz de fazer.

No Museu Casa da Ribeira, 5 de setembro 2020

Em casa, 20 de junho 2020

No Museu Casa da Ribeira, 30 de maio 2020

Oficina Pintar emoções

Esta foi uma oficina em tempos um pouco estranhos. Mas festejámos a reabertura dos museus da cidade de Viseu (depois do fecho devido à quarentena imposta por causa da covid-19) com o museu Casa da Ribeira em que foi partilhado um vídeo-oficina para que qualquer pessoa pudesse participar e pintar pedrinhas de uma maneira divertida.

Os kits com um saquinho feito à mão, pedrinhas do mar e tintas, estiveram disponíveis para quem estivesse interessado e os fosse levantar ao museu. E na verdade, qualquer pessoa pode fazer em sua casa!

A história aqui é o Capuchinho Vermelho que talvez tivesse chegado à floresta de foguetão?! Nunca se sabe!

Em casa, para o Museu Casa da Ribeira, 16 de maio 2020